O Projeto Educação em Tempo Integral, destinado aos alunos do ensino médio público em Minas Gerais, tem como objetivo ampliar as oportunidades de desenvolvimento educacional. Contando com uma permanência diária de 7 horas na escola, durante 5 dias da semana, cada um dos programas integrantes do projeto, respeitada a sua especificidade, tem como propósitos nucleares o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a aquisição de conhecimentos.
A ampliação das oportunidades educacionais, para além dos conteúdos disponibilizados pela grade curricular, contribuirá para uma formação mais qualificada e mais capaz de fazer frente aos desafios postos à escola contemporânea. O campo educacional é componente básico na construção de um mundo mais sustentável, capaz de garantir a consolidação progressiva da justiça e do desenvolvimento social. Através de uma gama de atividades, para além do tempo e espaço oferecidos pela escola, o programa Educação em Tempo Integral constitui-se como um instrumento decisivo para a ampliação dos recursos escolares e para a criação de outras instâncias de formação.
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 1: Robótica
Objetivos:
· Incorporar diversas habilidades e capacidades psicomotoras por meio do desenvolvimento de projetos.
· Desenvolver atitudes e habilidades intelectuais complexas.
· Aprender a mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas mentais.
· Saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança.
Justificativa:
O final do Século XX trouxe a revolução do conhecimento e da tecnologia e, ela, novas exigências pessoais e profissionais. O mundo de hoje necessita mais de pessoas criativas, autônomas e flexíveis do que de especialistas superinformados.
É nessa perspectiva que se pretende proporcionar aos alunos do ensino médio uma proposta de desenvolvimento de novas competências e habilidades, por meio de projetos de robótica que abordem a experiência de aprendizagem mediada, o trabalho em equipe, as habilidades pessoais, a resolução de situações-problema e iniciação científica.
Tempo de duração:
02 horas semanais, durante de 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do Ensino Médio.
Custo estimado:
TABELA
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 2: Xadrez na escola
Objetivos:
· Desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio lógico;
· Promover a observação, a reflexão e a análise de problemas, bem como a busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar.
Justificativa:
· O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
· Um estudo feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que a prática do xadrez ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, o raciocínio lógico e a imaginação.
· O xadrez nas escolas é considerado um esporte pedagógico, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares e oferece um ambiente ímpar para o desenvolvimento da criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Tempo de duração:
02 horas semanais, durante 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do ensino médio.
Custo estimado:
TABELA
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 3: História em quadrinhos (HQ)
Objetivos:
· Criar “ecossistemas comunicativos” nos espaços educativos, que fomentem práticas de socialização e convivência, bem como propiciar o acesso ao uso adequado das tecnologias da informação.
· Desenvolver projetos educativos dentro e fora dos espaços escolares incentivando à comunicação criativa, mediante a utilização de histórias em quadrinhos.
Justificativa:
O quadrinho é uma forma de expressão importante na nossa cultura, participando intensamente do universo da criança e do jovem. Por um lado, é um gênero textual caracterizado pela presença da ação, pela velocidade e simultaneidade de acontecimentos. Ao mesmo tempo, é uma forma de registro que mobiliza relações específicas entre o tempo e o espaço.
As HQs e seus elementos, como personagens e balões, são explorados mundialmente em diversos meios como jornais, revistas, peças publicitárias, televisão e, mais recentemente, Internet. Além de divertir, este formato de texto tem se mostrado uma excelente ferramenta auxiliar na educação, principalmente no aprendizado da língua escrita, como forma de literatura.
Tempo de duração:
03 horas semanais, durante 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do Ensino Médio.
Custo estimado:
TABELA
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 4: Loucos por conhecimento
Objetivo:
Constituir grupos de estudo, sob a orientação de um professor e três monitores, visando a ampliação do conhecimento em áreas ou temas específicos e o desenvolvimento generalizado de habilidades cognitivas.
Justificativa:
A crescente importância do conhecimento nas sociedades contemporâneas vem tornando cada vez mais importante o desenvolvimento de habilidades cognitivas, seja no sentido de adquirir novos conhecimentos, seja no sentido de aprender a aprender. O currículo escolar, dada a obrigação de obedecer aos parâmetros legais, circunscreve o campo de aprendizado. A constituição de grupos de estudos em temas de escolha da escola, por demanda do alunado, possibilita a formação em áreas não cobertas pelo currículo.
Tempo de duração:
04 horas semanais, durante 4 meses.
Público alvo:
25 alunos do ensino médio.
Custo estimado: R$ 4.400,00
1 Professor orientador: R$ 500,00 mês (R$ 500,00 x 4 meses = R$ 2.000,00)
3 monitores: R$ 200,00 mês (R$ 200,00 x 3 monitores x 4 meses = R$ 2.400,00)
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 5: Estudante monitor
Objetivos:
· Selecionar alunos com alto desempenho médio por disciplina para atuarem como monitores.
· Desenvolver o sentimento de compromisso para o desenvolvimento da turma como um todo.
· Incentivar, através do instrumento da monitoria, o desempenho acadêmico.
Justificativa:
Instrumentos de incentivo aos alunos com trajetória escolar de referência constituem uma oportunidade para a irradiação de boas experiências. Ao atuar como monitores, aumentarão o seu sentimento de pertencimento à escola e ao seu projeto político-pedagógico, bem como irão colaborar para uma maior universalização do bom desempenho nas disciplinas.
Tempo de duração:
04 horas semanais por monitor, durante de 5 meses
Público alvo:
2 monitores por turma/disciplina de 40 alunos do Ensino Médio
Custo estimado: R$ 4.500,00
1 professor orientador : R$ 500,00 mês (2 Hs. semanais de orientação)
2 monitores: R$ 200,00 reais mês por monitor (R$ 200,00 x 2 monitores x 10 meses = R$ 4.000,00)
PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 6 : Minas Olímpica Geração Esporte - SEEJ/SEE
Objetivo:
· Promover a educação integral através do esporte, a partir da oferta de atividades esportivas e modalidades diversificadas
Justificativa:
As atividades contribuem com a formação integral de seus participantes, de acordo com o que fundamenta o Artigo 227 da Constituição Federal e o artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que determina que é dever do Estado, garantir, dentre outros e com absoluta prioridade, o direito da criança e do adolescente à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer e à convivência comunitária.
Tempo de duração:
5 meses, 2 horas diárias em 3 dias semanais
Público Alvo:
25 alunos
Custo estimado:
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